
Clareamento Dental a Laser
Quem nunca quis ter os dentes branquinhos?
Muitas pessoas estão insatisfeitas com a coloração dos dentes e acabam tomando algumas medidas para clareá-los, como, por exemplo, usando métodos caseiros.
Entretanto, o acompanhamento de um profissional nesta hora é fundamental. Por isso, neste post vamos falar sobre clareamento dental a laser, um procedimento que vem ganhando cada vez mais adeptos.
Aprenda como funciona o clareamento dental a laser e identifique os pontos que o diferenciam do método convencional. Confira!
Como funciona o Clareamento Dental a Laser?
O clareamento dental, nada mais é, do que o uso de um gel clareador à base de peróxido de hidrogênio.
Entretanto, ao utilizar o laser esse trabalho se intensifica, tornando o tratamento mais rápido e eficaz.
Quando o dentista aplica o gel sobre a superfície externa do dente, ele é ativado pelo laser, que tem como função liberar as moléculas de oxigênio, promovendo o clareamento.
No clareamento dental a laser, não há uso de anestesia e a estrutura dentária é preservada, ou seja, não enfraquece os dentes.
O tempo de duração varia de acordo com o paciente, mas a média é de 2 a 3 sessões.

Qual diferença entre clareamento dental a laser e convencional?
A grande diferença entre o clareamento dental a laser e o convencional, conhecido como caseiro, está na duração do tratamento.
No consultório, o clareamento dental a laser, também usa um gel clareador.
Porém, além de ser um produto mais forte do que no caseiro, ele possui o plus de ser ativado por um laser que faz com que a fórmula química reaja clareando a dentição. Assim, nesta solução, o tratamento é feito em até 3 sessões de 1 hora cada com o dentista.

Por que optar por fazer o clareamento dental a laser?
Já mencionamos aqui a eficácia e a rapidez do clareamento a laser em comparação ao convencional, visto que o resultado aparece já na primeira sessão.
Para ficar mais fácil: imagine que, enquanto o método de consultório demora cerca de 1 hora e é finalizado após 3 aplicações, a técnica caseira se estende de 2 a 3 semanas, podendo aumentar os danos ao paciente sem orientação profissional constante.
Confira abaixo outros motivos para você optar pelo clareamento dental a laser e ter aquele sorriso que você sempre sonhou:
Aplicação do profissional
O clareamento dental a laser é feito pelo dentista. Assim, ele reduz os riscos e coloca a estética da sua boca nas mãos de alguém experiente e confiável.
O laser diminui a sensibilidade das substâncias químicas
Por conta da utilização de química, durante o tratamento, a região da boca e dentes podem ficar mais sensíveis.
O laser, neste sentido, funciona como uma luz terapêutica, reduzindo a sensibilidade dental e diminuindo o risco de inflamação nas arcadas.
Mais comodidade
Por fim, existe a questão da comodidade. Imagine você, todos os dias, durante semanas, realizando o processo de clareamento, enquanto outras pessoas vão rapidamente ao consultório para fazê-lo?
O processo que usa a luz para reagir à fórmula química, além de dispensar a moldeira de silicone, é feita exclusivamente pelo dentista. Portanto, é só deitar e aguardar!

Existem contraindicações?
A princípio, o clareamento dental pode ser realizado em qualquer pessoa, mas em situações específicas, é contraindicado.
Entre essas situações, estão:
- Pessoas com quadro de irritação gengival;
- Gestantes;
- Lactantes;
- Pacientes recém-saídos de tratamento de radioterapia ou quimioterapia;
- Menores de 18 anos;
- Pessoas com um grande número de restaurações nos dentes.
Caso você deseje realizar um clareamento dental e esteja tratando alguma doença, converse com seu médico para saber se esse é o melhor momento para se submeter a esse tipo de procedimento estético.
Quais são os benefícios do clareamento dental?
Como o clareamento dental é um procedimento puramente estético, o principal benefício desse tipo de tratamento é a recuperação da autoestima e da confiança do paciente.
Afinal, o paciente não precisará mais se preocupar com a coloração dos seus dentes.
Que cuidados devo tomar após realizar o procedimento?
Para que os resultados do seu tratamento sejam satisfatórios e durem mais tempo é importante tomar alguns cuidados:
Higiene
Os cuidados com sua higiene bucal devem ser realizados com muita atenção, seguindo as recomendações do seu dentista.
A escovação, por exemplo, não deve ser feita logo após ingerir alimentos ácidos, ou que contenham corantes.
Nesses casos o ideal é aguardar cerca de 25 minutos para então fazer a escovação.
Alimentação
Sucos, refrigerantes e alimentos ácidos devem ser evitados, pois podem causar incômodos uma vez que o procedimento aumenta bastante a sensibilidade dos dentes.
Além disso, é importante evitar consumir alimentos e bebidas coloridos, ou com corantes, para que não surjam manchas e marcas nos dentes.
Entre esses itens, estão:
- Vinho;
- Cenoura;
- Beterraba;
- Café;
- Chocolates;
- Mate.
Hábitos
Alguns hábitos muito comuns, como fumar, consumir bebidas alcoólicas, e até mesmo o uso de batons de cores mais fortes, podem prejudicar a qualidade dos seus dentes e, com isso, o clareamento dental também pode ser comprometido.
Por isso, seguir as recomendações do seu dentista é primordial para conseguir um resultado satisfatório com esse tipo de tratamento.
Quais os efeitos colaterais do clareamento dental a laser?
O principal efeito colateral que pode surgir após a realização de um clareamento dental é a irritação da gengiva.
Esse efeito pode surgir tanto pelo uso em excesso de gel, quanto pela posição incorreta da moldeira na boca do paciente.
O clareamento dental é um procedimento rápido e eficiente, fazendo com que você deixe o consultório já com os dentes muito mais brancos.
Dúvidas mais frequentes:
Onde posso realizar meu clareamento dental a laser?
Assim como em qualquer outro tratamento odontológico, o resultado do clareamento dental depende da escolha de um bom profissional e de uma clínica de confiança.
O Dr. Rowan é pós-graduado em Odontologia Estética e atende em 3 clínicas na cidade do Rio de Janeiro, o que o torna extremamente capacitado para realizar procedimentos estéticos, entre outros.
Entre em contato para saber mais informações sobre clareamento dental, e outros tratamentos odontológicos.
Qual o preço do clareamento dental a laser?
Como supracitado, antes de realizar o tratamento, o dentista realiza uma análise. Apenas depois de considerar todos os fatos e agravantes do paciente, que o profissional estipula o preço do clareamento dental.
Sempre é bom lembrar que cada caso é um caso, então os valores não são fixos.