/
/
Aparelhos Estéticos

Aparelhos Estéticos

A tecnologia na área da odontologia tem evoluído constantemente e desenvolvido sistemas cada vez mais translúcidos. Os bráquetes de safira ou porcelana possuem uma aparência mais discreta do que os bráquetes convencionais de metal.

Se você chegou até esse conteúdo é porque está em busca de um sorriso perfeito, mas não quer ficar alguns anos da sua vida com o tradicional sorriso metálico, certo?

Então, nesse caso, o aparelho estético pode ser a solução ideal para você!

O aparelho estético é um tipo de aparelho transparente e pode ser uma boa alternativa ao tradicional aparelho ortodôntico metálico.

O aparelho estético é um dos mais conhecidos do mercado quando o assunto é aparelho ortodôntico. E, como o próprio nome sugere, tem uma boa apresentação no aspecto estético.

Por exemplo, existem modelos mais discretos, que fazem o uso de bráquetes metálicos transparentes quase imperceptíveis, principalmente em longas distâncias.

Além disso, ele possui as mesmas recomendações para corrigir a maior parte dos desalinhamentos. Por isso, é ideal para aqueles que buscam discrição para corrigir o sorriso

Sorriso de mulher com aparelho estético

O aparelho estético é uma alternativa mais discreta para o aparelho fixo de metal

As variações do aparelho estético

Mas antes de iniciar um tratamento, é preciso conhecer quais os tipos de aparelhos estéticos. Eles podem ser de policarbonato, porcelana e safira. Conheça a diferença entre cada um deles:

  • Policarbonato: É confeccionado com uma resina plástica, seus bráquetes são maiores do que dos outros modelos estéticos e, também, menos resistentes. As peças têm a cor branca e, como o fixo metálico, também precisa das borrachinhas. Mas, nesse caso, elas podem ser brancas, para tornar o aparelho mais discreto.

  • Porcelana: Este aparelho apresenta uma cor branca e leitosa, seus bráquetes são menores do que o modelo de policarbonato e mais resistentes. Ainda, necessita do uso das borrachinhas e seu custo é mais alto do que o fixo de policarbonato.

  • Safira: É o campeão entre os três no quesito discrição. Mas, em contraponto, é o modelo com custo mais elevado, uma vez que suas peças são confeccionadas com porcelana monocristalina e, por isso, se parecem com vidro. Logo, elas se misturam facilmente à cor dos dentes do paciente, tornando seu uso quase imperceptível.

Apesar dos modelos estéticos serem mais caros do que o metálico, o custo-benefício vale a pena. Pois além de serem mais discretos, esses aparelhos ainda facilitam a higiene bucal do paciente durante o tratamento ortodôntico.

Aparelho estético: Vale a pena?

Alinhar o sorriso e corrigir a oclusão dentária são apenas algumas das possibilidades que o aparelho ortodôntico pode solucionar.

Para muitos pacientes que precisam passar por esse tratamento, ficar com o aparelho nos dentes não parece ser uma boa ideia. Portanto, para quem busca um tratamento discreto, o aparelho estético é a opção ideal.

Mas vale ressaltar que, quem optar pelo aparelho estético, deve redobrar cuidados com a higiene bucal. Também é preciso atenção na hora da alimentação, em especial com as texturas e composição dos alimentos. É indicado evitar comidas duras, pegajosas, com fios ou fibras, e açucaradas. 

Sorriso com aparelho estético em destaque

O aparelho estético alinha o sorriso e corrige a oclusão dentária

Qual aparelho estético é mais indicado para meu caso?

Você já sabe que existem tipos diferentes de aparelho fixo e, ao receber a notícia de que começaria o tratamento, começou a pesquisar sobre as possibilidades.

A opção pelo aparelho estético é a que mais lhe agrada. Você também já sabe todos os cuidados que deve ter nesse caso. Mas como saber qual o modelo ideal para você?

Se você está em busca do aparelho estético perfeito, entre em contato com nossa clínica. Você também pode agendar uma consulta para fazer uma avaliação.

Desta maneira, poderá descobrir qual tipo de aparelho estético é o mais indicado para o seu caso.

Sobre o Dr. Rowan Vilar

O Dr. Vilar é um dentista especialista em ortodontia, estética e implantes. Possuímos consultórios no Rio de Janeiro nos bairros Leblon, Tijuca e Barra da Tijuca. 

Acompanhe o blog do Dr. Rowan Vilar para mais dicas de tratamentos e cuidados com a saúde bucal.

TIRE SUAS DÚVIDAS