Aparelho Transparente

O aparelho transparente é uma ótima alternativa para quem quer discrição durante a realização de um tratamento ortodôntico. Por esse motivo, este tipo de aparelho tem se tornado cada vez mais comum.

Antes de iniciar qualquer tratamento é importante conhecer quais são os tipos e as vantagens que eles podem oferecer. Por isso preparamos este artigo para esclarecer as suas dúvidas.

Tipos de aparelhos transparentes

Atualmente existem diferentes tipos de aparelhos transparentes, cada um deles é capaz de atender a uma necessidade. Veja a seguir quais são estes tipos:

  • Aparelho estético: ele é semelhante aos aparelhos convencionais, entretanto ele é feito com materiais translúcidos. Ele funciona através da movimentação gradual dos dentes até a posição desejada.
  • Aparelho autoligado: não possui as borrachinhas, o aparelho é fixado diretamente nos dentes. Os materiais utilizados na sua fabricação são transparentes.
  • Invisalign: este aparelho é uma placa que se encaixa perfeitamente nos dentes. Eles são produzidos a partir escaneamento da arcada dentária, o que faz com que o tratamento seja personalizado. Eles também são conhecidos como alinhador dental transparente ou como aparelhos invisíveis.

Indicações dos aparelhos transparentes

Os aparelhos transparentes (estético e autoligado) funcionam da mesma forma que os convencionais. A única diferença é com relação ao tipo de material que eles são fabricados.

Eles podem ser utilizados para o tratamento tanto de casos mais simples, como de casos mais complicados.

As principais indicações são para corrigir diferentes tipos de mordida (aberta, cruzada ou profunda), diminuir ou aumentar o espaço entre os dentes e alinhar a mandíbula.

O grande diferencial dos aparelhos invisíveis é justamente na parte estética, seus diferentes modelos trazem uma percepção visual maior ou menor do aparelho.

Sendo o Invisalign o mais discreto entre todos os modelos.

Tempo de tratamento

A duração do tratamento é dependente de diversos fatores, como a complexidade de cada caso, os cuidados que o paciente tem com o aparelho, e se o paciente segue corretamente todas as orientações do dentista.

Apesar disso, estudos mostram que a durabilidade dos aparelhos invisíveis, como o Invisalign, pode ser menor que a do tradicional. Mas é claro que isso vai variar de um modelo para outro.

Quer saber mais sobre aparelhos transparentes?

Entre em contato com a nossa clínica, você pode também agendar uma consulta para fazer uma avaliação. Desta maneira, poderá descobrir qual tipo de aparelho é o mais indicado para o seu caso.

Continue acompanhando o blog do Dr. Rowan Vilar para mais dicas de tratamentos e cuidados com a saúde bucal.

COMENTÁRIOS

Dúvidas? Fale Conosco