O preenchimento facial é um procedimento indicado para embelezar e reestruturar a face de pacientes adultos em busca de uma maior harmonia das proporções faciais ou para suavizar as marcas do envelhecimento.
Esse procedimento de Harmonização Orofacial é feito com um produto biocompatível chamado ácido hialurônico, e pode ser utilizado em diversas áreas do rosto, como queixo, lábios, nariz, mandíbula, maça do rosto, cicatrizes profundas e rugas finas.
Preenchimento Facial com ácido hialurônico
Para entender o que é o preenchimento facial, devemos entender primeiramente como funciona o ácido hialurônico, ativo utilizado no procedimento.
Esse ácido é uma molécula de carboidrato, produzida naturalmente em nosso próprio corpo, cuja função é criar volume nos tecidos do nosso organismo, como, por exemplo a pele. É essa substância que cria parte do volume natural do rosto.
Por isso que quando injetado no rosto, aumenta o volume do tecido, melhorando o aspecto de rugas e marcas de expressão.
Os principais benefícios do preenchimento facial são:
- Melhora o contorno e aumenta o volume de áreas com depressão ou falta de volume;
- Atua melhorando a textura e a hidratação da região tratada;
- Melhora o contorno de áreas estratégicas amenizando imperfeições;
- Pode deixar o rosto com aparência mais masculina ou feminina, dependendo da região da aplicação;
- Deixa o rosto com aparência mais jovial;
Onde o ácido hialurônico pode ser aplicado?
A aplicação pode ser realizada em áreas da face que possuam rugas estáticas – aquelas que aparecem mesmo quando a pessoa está parada – como, por exemplo, o bigode chinês perto do nariz e bochechas e nas “rugas de marionete” abaixo do canto do lábio em direção ao queixo.
De modo a aumentar o volume, também pode ser utilizado no queixo, lábios, nariz, maça do rosto e ângulo da mandíbula.
Contra-indicação do ácido hialurônico
A aplicação do ácido deve ser feita com muita atenção em algumas áreas de alto risco como testa, perto dos olhos e nariz, pois a aplicação do material de consistência inadequada ou com a técnica errada pode causar danos graves ao rosto.
Como funciona o preenchimento facial?
Passo a passo do preenchimento facial
- Primeiro é realizada uma limpeza e assepsia da pele a fim de evitar qualquer contaminação.
- Em seguida, com um lápis especial, são marcados os pontos de aplicação do preenchedor de acordo com cada necessidade;
- Em uma terceira etapa um anestésico local é aplicado a fim de tornar o procedimento totalmente confortável;
- A parte mais superficial da pele totalmente anestesiada é transpassada por um instrumental específico, formando o que chamamos de pertuito (canal por onde será introduzida a cânula);
- O preenchedor é aplicado lentamente através de uma seringa e de uma cânula de forma totalmente segura, pois a cânula é arredondada na ponta, logo, não se corre o risco de nenhuma perfuração da pele ou de estruturas nobres.
- Todo o processo leva em torno de 30 minutos.
Posso fazer preenchimento de várias áreas do rosto ao mesmo tempo? Na mesma sessão?
Geralmente podemos sim. O ácido hialurônico é injetado na pele em vários pontos ao longo de todas as áreas que se deseja aumentar o volume. Normalmente uma única sessão é suficiente para um resultado satisfatório, porém, após algumas semanas, em uma consulta de revisão, pode-se realizar um aumento da quantidade colocada, se assim o dentista e o paciente desejarem.
Vale ressaltar ainda que esse preenchimento é temporário. As soluções com ácido hialurônico duram em média 12 a 18 meses. Entretanto, em algumas pessoas o efeito pode permanecer por mais tempo.
É possível reverter o preenchimento facial?
Sim, é possível. Existe uma enzima chamada hialuronidase que pode ser aplicada para degradar o ácido hialurônico injetado.
Cuidados pós-procedimento
Esse é um procedimento ideal para quem tem uma rotina mais agitada e sem tempo para repousos, já que os pacientes estão aptos a retomar às atividades normais, imediatamente após o tratamento. Entretanto, nos primeiros dias deve-se evitar o sol para não manchar a pele. Não há nenhuma restrição alimentar ou de atividades físicas, exceto os esportes de contato físico intenso.
Aplicação de botox e preenchimento facial são a mesma coisa?
Não. Enquanto o ácido hialurônico visa repor o volume facial, corrigindo sulcos na face e rugas mais profundas, decorrentes da flacidez e perda de gordura que acontecem naturalmente ao longo do tempo, a toxina botulínica, conhecida como botox, tem como objetivo suavizar os traços de expressão que se originam através das nossas reações faciais naturais.
A toxina botulínica atua como uma espécie de relaxante muscular, pois inibe a comunicação dos músculos faciais com o nosso cérebro, diminuindo a quantidade de movimentos realizados e, consequentemente, das rugas dinâmicas.