Botox: Saiba quais são os benefícios da toxina botulínica e como ela atua no rejuvenescimento

A toxina botulínica, também conhecida pelo nome comercial mais popular, o Botox, é utilizada na prevenção e diminuição das rugas na face, como, por exemplo, na testa, entre as sobrancelhas e olhos.

Essas linhas de expressão são o resultado da combinação entre o aumento da flacidez facial pela perda de colágeno e as agressões acumuladas ao longo dos anos como desidratação, má alimentação, tabagismo, exposição solar e contração dos músculos do rosto.

Na Odontologia, a toxina botulínica, além de ser usada em tratamentos estéticos, também pode ser utilizada em alguns problemas funcionais como no tratamento do Bruxismo e da dor orofacial. No post de hoje vamos falar sobre os benefícios do Botox para a estética e bem-estar.

Leia com atenção e conheça melhor esta técnica de Harmonização Orofacial que é unânime entre celebridades e famosos! 

Tipos de Toxina Botulínica

Para começar, apesar de Botox ser o nome mais conhecido da Toxina Botulínica, é importante ressaltar que também existem outras marcas com o mesmo princípio ativo.

Botox é um nome comercial da toxina botulínica produzida por uma empresa chamada Allergan. A toxina é secretada por uma bactéria, a Clostridium botulinum, a mesma causadora da doença chamada botulismo.

É exatamente o que você está pensando. A mesma toxina que causa a doença botulismo, é utilizada para melhorar a estética facial, pois a diferença entre a doença e a solução está na dose e nos pontos de aplicação da toxina.

Entre as marcas mais conhecidas e usadas na medicina estética estão: 

  • Botox, da Allergan; 
  • Dysport, da Galderma; 
  • Xeomin, da Merz. 

Embora todas sejam produzidas com o mesmo sorotipo de toxina, cada marca produz com subtipo de propriedades diferentes, sendo denominadas OnabotulinumtoxinA (Botox®), AbobotulinumtoxinA (Dysport®), IncobotulinumtoxinA (Xeomin®). Por isso, para terem efeitos semelhantes, as toxinas botulínicas de diferentes empresas têm características próprias, dosagens e padronização de aplicação diferentes.

Quem pode receber a aplicação de Toxina Botulínica (Botox)?

botox toxina botulínica

Para todos os procedimentos estéticos e de Harmonização Orofacial, a sugestão é iniciar as aplicações e procedimentos após os 18 anos ou quando o paciente sentir incômodo com as linhas de expressão. Isso também vale para o caso do Botox.  Além disso, o procedimento é contraindicado para:

  • Pacientes que possuem alergia a componentes da formulação da toxina botulínica;
  • Mulheres em amamentação ou grávidas;
  • Portadores de doenças imunológicas, neuromusculares e coagulopatias.

Além disso, pacientes com alergia a ovo devem avisar o cirurgião dentista, pois algumas toxinas são produzidas em processos que utilizam o ovo em alguma das etapas.

Como funciona a aplicação da Toxina Botulínica/Botox

A aplicação da Toxina Botulínica, ou seja do Botox, deve ser feita por dentistas que tenham realizado cursos específicos, pois este não é um tema abordado na graduação em Odontologia.

Primeiro, o dentista analisa as expressões faciais do paciente e determina em quais pontos a toxina será aplicada. Em seguida passamos um anestésico tópico e deixamos ele agir por, em média , 30 minutos.

Por fim, aplicamos delicadamente várias unidades de toxina em cda ponto estrategicamente planejado.

A sessão dura em média 1h e após 15 dias fazemos uma consulta de revisão para analisar os resultados obtidos.

Botox é uma técnica de HOF

Resultados e duração da Toxina Botulínica no rosto

O resultado do procedimento começa a ser percebido após 48h do processo, e seu efeito total, em 15 dias. Após a injeção é recomendável que nas horas seguintes o paciente não massageie o local ou ainda pratique exercícios físicos. O prazo da duração da aplicação varia entre 4 e 5 meses, mas há casos em que o resultado pode se estender por até 6 meses. 

Mas atenção: deve existir um intervalo mínimo de 3 meses entre cada aplicação, e caso esse tempo não seja seguido, há risco do organismo desenvolver resistência ao produto, fazendo com que a toxina botulínica perca seu efeito, o chamado “efeito vacina”.

Qual a diferença entre Botox e preenchimento facial?

Uma dúvida bastante comum é sobre a similaridade entre a Toxina Botulínica e o Preenchimento Facial. Mas a diferença é muito clara: a toxina botulínica age em rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que aparecem quando movimentamos o rosto (como, por exemplo, os pés de galinha). Já o preenchimento facial é indicado para tratamento de áreas onde há rugas estáticas, ou seja, aquelas que aparecem mesmo sem fazer nenhuma expressão. Além disso, o preenchimento facial serve para aumentar o volume e dar destaque a áreas do rosto como lábios, nariz, queixo, mandíbula e maça do rosto. Já os bioestimuladores de colágeno visam melhorar a qualidade da pele e tratar a flacidez. 

COMENTÁRIOS

Dúvidas? Fale Conosco