Botox: Saiba quais são os benefícios da toxina botulínica e como ela atua no rejuvenescimento

A toxina botulínica, também conhecida por Botox, é utilizada na prevenção e diminuição das rugas na face, como, por exemplo, na testa, entre as sobrancelhas e olhos. Essas linhas de expressão podem ser causadas pela má alimentação, tabagismo, exposição solar e contração dos músculos do rosto durante os anos.

Na Odontologia, a toxina botulínica, além de ser usada em tratamentos estéticos, também pode ser utilizada em alguns problemas mais sérios. No post de hoje vamos falar sobre os benefícios do Botox para a estética e bem-estar.

Conheça melhor esta técnica de Harmonização Orofacial que é unânime entre celebridades e famosos! 

Tipos de Toxina Botulínica

Para começar, apesar de Botox ser o nome mais conhecido da Toxina Botulínica, é importante ressaltar que também existem outros tipos desse princípio ativo.

Botox é um nome comercial e uma marca que produz as enzimas com ativo da bactéria Clostridium botulinum. Entre as marcas mais conhecidas e usadas na medicina estética estão: 

  • Botox, da Allegan; 
  • Dysport, da Galderma; 
  • Xeomin, da Merz. 

Embora todas sejam produzidas com o mesmo sorotipo de toxina, cada marca produz com subtipo de propriedades diferentes, sendo denominadas OnabotulinumtoxinA (Botox®), AbobotulinumtoxinA (Dysport®), IncobotulinumtoxinA (Xeomin®). Por isso, para terem efeitos semelhantes, as toxinas botulínicas de diferentes empresas têm características próprias, dosagens e padronização de aplicação diferentes.

Quem pode receber a aplicação de Toxina Botulínica (Botox)?

botox toxina botulínica

Para todos os procedimentos estéticos e de Harmonização Orofacial, a sugestão é iniciar as aplicações e procedimentos após os 25 anos ou quando o paciente sentir incômodo com as linhas de expressão. Isso também vale para o caso do Botox.  Além disso, o procedimento é contraindicado para:

  • Pacientes que possuem alergia a componentes da formulação da toxina botulínica;
  • Mulheres em amamentação ou grávidas;
  • Portadores de doenças imunológicas, neuromusculares e coagulopatias.

Como funciona a aplicação da Toxina Botulínica/Botox

A aplicação da Toxina Botulínica, ou seja do Botox, deve ser feita por dentistas, dermatologistas, ou cirurgiões plásticos. Quando injetada, o ativo tem objetivo de bloquear as transmissões de estímulos dos neurônios para os músculos. Neste sentido, essa ação inibe a contração muscular da face de forma parcial ou completamente. Mesmo com esse bloqueio, com o tempo, o próprio organismo produz novas vias de transmissão, por isso, esse procedimento é temporário. 

Botox é uma técnica de HOF

Resultados e duração da Toxina Botulínica no rosto

O resultado do procedimento pode ser percebido após 48h do processo, e seu efeito total, em 15 dias. Após a injeção é recomendável que nas horas seguintes o paciente não massageie o local ou ainda pratique exercícios físicos. O prazo da duração da aplicação varia entre 3 a 4 meses, mas há casos em que o resultado pode se estender por até 6 meses. 

Mas atenção: deve existir um intervalo mínimo de 3 meses entre cada aplicação, e caso esse tempo não seja seguido, há risco do organismo desenvolver resistência ao produto, fazendo com que a toxina botulínica perca seu efeito.

Qual a diferença entre Botox e preenchimento facial?

Uma dúvida bastante comum é sobre a similaridade entre a Toxina Botulínica e o Preenchimento Facial. Mas a diferença é muito clara: a toxina botulínica age em rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que aparecem quando movimentamos o rosto (como, por exemplo, os pés de galinha). Já o preenchimento facial é indicado para tratamento de áreas onde há rugas mais profundas, como o bigode chinês, além de repor o volume facial e tratar a flacidez. 

COMENTÁRIOS

Dúvidas? Fale Conosco