O que é e como funciona a Harmonização Orofacial-HOF?

A Harmonização Orofacial, conhecida também pela sigla HOF, é um procedimento realizado na face com o objetivo de equilibrar e harmonizar o sorriso com o restante do rosto em busca de equilíbrio, saúde e de melhorar a auto-estima do paciente. 

Essa técnica foi recentemente reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia como uma especialidade odontológica e é por isso que hoje vamos aprender mais sobre ela aqui no blog.

Continue lendo e entenda o que é HOF e quais são os procedimentos dessa técnica.

Aproveite e leia também o Guia Completo da Harmonização Orofacial que produzimos para quem quiser aprofundar no assunto!

O que é HOF?

Você conhece alguém que acha que possui as bochechas grandes demais para o rosto ou ainda olheiras e pálpebras fundas? A técnica de harmonização orofacial existe exatamente para corrigir e resolver esse tipo de queixa. Em resumo, a HOF é um conjunto de procedimentos que visa melhorar e corrigir proporções faciais, garantindo a assimetria do rosto. 

Mulher fazendo procedimento HOF

Engana-se quem pensa que essa técnica está relacionada apenas ao estético. Muito pelo contrário, além de garantir, claro, o bem-estar do cliente, pode melhorar também o sono, a arcada dentária, e garantir a melhora funcional do rosto promovendo outros benefícios para a saúde, como:

  • Melhora da mastigação dos alimentos;
  • Minimizar as dores de cabeça e na articulação da mandíbula;
  • Estimular a respiração pelo nariz;
  • Corrigir a mordida e a posição dos dentes.

Como funciona a HOF?

Primeiramente, é necessário uma avaliação de todas as estruturas da face com um dentista. Neste momento, o profissional vai analisar o sorriso, as arcadas dentárias, além de ouvir todas as queixas do paciente. 

Com essas informações é possível prever o que necessita para promover a assimetria do rosto, trabalhando sempre com a união de procedimento estético e dentário.

Assim, com todas essas informações, o dentista consegue propor um plano personalizado que mistura tratamentos dentários e faciais.

Harmonização orofacial

Geralmente, o resultado final da intervenção estética demora de 15 a 30 dias para aparecer, dependendo do procedimento adotado. Ficou curioso? Então, conheça os procedimentos que atuam na harmonização orofacial!

Quais são os procedimentos de Harmonização Orofacial?

  • Preenchimento de colágeno

Também conhecido como Sculptra, o preenchimento de colágeno da face consiste em injetar o produto em diversos pontos do rosto. Essa técnica estimula a produção de colágeno na pele.

  • Bichectomia

A bichectomia é procedimento retira a gordura existente na bochecha, dando um aspecto mais fino para o rosto. 

  • Lipoaspiração de papada

A lipoaspiração de papada, que fica abaixo do queixo, garante a eliminação da gordura da região garantindo um belo contorno mandibular. Em resumo, essa técnica, também conhecida por lipo de papada, nada mais é do que a aplicação de ácido deoxicólico, uma substância que absorve a gordura produzida pelo organismo. 

  • Preenchimento facial

O procedimento de preenchimento facial é feito com ácido hialurônico, que garante, além do rejuvenescimento facial, correção de cicatrizes, preenchimento labial e de olhos e correção de rugas finas presentes no rosto.  

  • Toxina Botulínica

Conhecido popularmente como Botox, esse procedimento é indicado para quem  tem um pouco mais de idade e apresenta sinais de expressão na face. A aplicação da toxina botulínica garante a remoção das odiadas rugas do rosto.  

Para quem é recomendado?

o que é HOF harmonização orofacial

A Harmonização Orofacial é indicada tanto para homens quanto para mulheres que buscam bem-estar através do equilíbrio do rosto. Portanto, esse procedimento é recomendado para todos aqueles que desejam corrigir linhas, contornos, queixo, boca e nariz. 

Quanto custa fazer um procedimento de Harmonização Orofacial?

Depende do procedimento escolhido pelo paciente. O ideal é fazer um orçamento sob medida, já que cada caso é um caso.

Como já falamos, a Harmonização Orofacial foi reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia e, portanto, é recomendado escolher um dentista especializado nessa área, como o Dr. Rowan Vilar.

COMENTÁRIOS

Dúvidas? Fale Conosco