Um procedimento que já ganhou celebridades como Kim Kardashian e Angelina Jolie, a bichectomia é a solução para quem busca por um rosto mais fino, acentuado e contornado. O procedimento acontece através da retirada da gordura das bochechas e promete, além da estética, corrigir traumas e problemas de mordida na mucosa da bochecha.
O que é bichectomia?
Conhecida tecnicamente como Lipoplastia Facial, mas popularmente como bichectomia, essa é mais uma técnica que faz parte do rol de procedimentos de Harmonização Orofacial – HOF. Com a finalidade de afinar e alongar o rosto, a cirurgia nada mais é do que retirar as bolas de bichat (nome dado a gordura da bochecha).
Como funciona a bichectomia?
Antes de saber como funciona o procedimento da Bichectomia é importante salientar a preocupação dos profissionais dentistas na banalização da técnica. Como caiu na graça de todos por proporcionar um rosto mais fino, muitas pessoas procuram pelo procedimento sem antes saber se realmente necessitam dele. Por isso, antes de realizar uma bichectomia ou qualquer outro tipo de procedimento estético odontológico consulte seu Cirurgião-Dentista e informe-se sobre as possíveis consequências e riscos desse procedimento.
Agora que já atentamos quanto a isso, vamos saber o passo a passo de todo o processo:
- Uma pré-avaliação com o profissional é realizada;
- Serão realizados exames, como glicemia, o coagulograma e o hemograma completo para verificar a condição física do paciente;
- O procedimento é tranquilo e acontece mediante anestesia local ou sedação consciente;
- A cirurgia acontece mediante um corte por dentro da bochecha e, após remoção da gordura, são dados alguns pontos;
- Em cerca de uma hora a cirurgia está concluída.
Quais os cuidados devo tomar após a cirurgia?
O pós operatório da bichectomia é bastante parecido com o de quem retira um siso. É necessário fazer compressas de gelo e faixas para comprimir a face para diminuir o inchaço e hematomas. Além disso, nos três primeiros dias é indicado optar por uma alimentação líquida e pastosa, que não necessite de mastigação.
Nos dois primeiros dias é necessário também repouso absoluto, sem qualquer esforço físico do paciente. Em caso de dor, medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos serão receitados pelo dentista. Por fim, para evitar qualquer risco de infecção, deve-se ter uma atenção redobrada na higiene bucal.
Para quem a bichectomia é indicada?
Esse procedimento é indicado para maiores de idade e que apresentem e se incomodem com rosto e bochechas arredondadas com a mandíbula não definida.
Possíveis riscos da Bichectomia
Quando realizada por um profissional sem a devida capacitação técnica, pode haver corte ou perfuração de estruturas nobres da face, como nervos e artérias, gerando grandes transtornos. Por isso, muito cuidado deve ser tomado ao procurar um profissional para cuidar de você.
Uma preocupação comum é quanto aos efeitos do envelhecimento facial sobre pacientes sem gordura nas bochechas. O ideal é conversar com seu dentista para saber o que é realidade e o que é mito.
Quanto custa fazer Bichectomia?
Em uma pesquisa de mercado realizada pelo Blog, foi possível encontrar profissionais que realizam a bichectomia com o valor entre R$ 3.000 a R$ 5.000. Dentro desse valor, geralmente já está incluso os materiais e a mão de obra do cirurgião.