Bichectomia: Conheça essa nova tendência para reduzir as bochechas

Um procedimento que já ganhou celebridades como Kim Kardashian e Angelina Jolie, a bichectomia é a solução para quem busca por um rosto mais fino, acentuado e contornado. O procedimento acontece através da retirada da gordura das bochechas e promete, além da estética, corrigir traumas e problemas de mordida na mucosa da bochecha.  

O que é bichectomia?

Conhecida tecnicamente como Lipoplastia Facial, mas popularmente como bichectomia, essa é mais uma técnica que faz parte do procedimento de Harmonização Orofacial – HOF. Com a finalidade de afinar e alongar o rosto, a cirurgia nada mais é do que retirar as bolas de bichat (nome dado a gordura da bochecha).

Como funciona a bichectomia?

Antes de saber como funciona o procedimento da Bichectomia é importante salientar a  preocupação dos profissionais dentistas da banalização da técnica. Como caiu na graça de todos por proporcionar um rosto mais fino, muitas pessoas procuram pelo procedimento sem antes saber se realmente necessita dele. Por isso, antes de realizar uma bichectomia ou qualquer outro tipo de procedimento estético odontológico consulte seu Cirurgião-Dentista e informe-se sobre as possíveis consequências e riscos desse procedimento.

mulher com bochechas reduzidas após bichectomia

Agora que já atentamos quanto a isso, vamos saber o passo a passo de todo o processo:

  • Uma pré-avaliação com o profissional é realizada;
  • Serão realizados exames, como glicemia, o coagulograma e o hemograma completo  para verificar a condição física do paciente;
  • O procedimento é tranquilo e acontece mediante anestesia;
  • A cirurgia acontece mediante um corte por dentro da bochecha e, após, é costurado;
  • Em aproximadamente uma hora o tecido de gordura é retirado.

Quais os cuidados devo tomar após a cirurgia?

O pós operatório da bichectomia é bastante parecido com quem retira um siso. É necessário fazer compressas de gelo e faixas para comprimir a face para diminuir o inchaço e hematomas. Além disso, nos três primeiros dias é indicado optar por uma alimentação líquida e pastosa, que não necessite de mastigação.

Nos dois primeiros dias é necessário também repouso absoluto, sem qualquer esforço físico do paciente. Se sentir dor, medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos são receitados pelo dentista. Por fim, para evitar qualquer risco de infecção, deve-se ter uma atenção redobrada na higiene bucal.

Para quem a bichectomia é indicada?

Esse procedimento é indicado para maiores de idade e que apresentem e se incomodem com rosto e bochechas arredondadas com a mandíbula não definida. 

Mulher fazendo bichectomia para reduzir bochechas

Possíveis riscos da Bichectomia

A bichectomia ainda promove debates entre os profissionais da área, pois se trata de uma técnica nova e ainda não se sabe muito sobre as consequências e riscos dela. 

Até o momento, a preocupação maior está relacionada à estética, visto que com o envelhecimento, a região das bochechas perde gordura naturalmente e, como o procedimento tem esse objetivo, pode intensificar o envelhecimento facial com o passar dos anos. 

Quanto custa fazer Bichectomia?

É possível encontrar profissionais que realizam a bichectomia com o valor entre R$ 1.500 a R$ 5.000, dependendo da estrutura envolvida. Dentro desse valor, geralmente já está incluso os materiais e a mão de obra do cirurgião. 

COMENTÁRIOS

Dúvidas? Fale Conosco