Quem nunca quis ter os dentes branquinhos?
Se quando você se olha no espelho e não sente mais segurança no seu sorriso amarelado, esse post é para você. Descubra os mitos e verdades sobre o clareamento dental, assim como a forma mais segura, saudável e duradoura de manter seu sorriso branquinho e radiante.
Muitas pessoas estão insatisfeitas com a coloração dos dentes, que podem ser causadas por manchas extrínsecas, sendo elas café, tabaco, vinho, ingestão de alimentos com corantes. Elas podem ser removidas através do clareamento dental realizado por um dentista, sendo indicado para casos de insatisfação com a cor amarelada dos dentes.
Porém, algumas pessoas acabam tomando algumas medidas diferentes para clareá-los, como, por exemplo, usando métodos caseiros, visto por muitas vezes em redes sociais mas que podem trazer sérios danos à saúde.
Sendo assim, o acompanhamento de um profissional nesta hora é fundamental. Por isso, neste post vamos falar sobre clareamento dental e clareamento a laser, suas diferenças, trazendo o que os novos estudos nos trazem como verdades e mitos.
Confira como funciona o clareamento e quais são os tipos, para não ficar nenhuma dúvida!
Como funciona o Clareamento Dental?
O clareamento dental, hoje em dia é um dos procedimentos estéticos mais procurados pelos pacientes, índice que tem crescido cada vez mais no Brasil.
Funciona através da utilização de géis clareadores, como o peróxido de carbamida ou o peróxido de hidrogênio, que quando em contato com a superfície dos dentes, conseguem quebrar as moléculas pigmentadas, dissociando-as em moléculas menores e deixando o dente mais claro.
Dessa forma, temos a preservação da estrutura dental, se tornando um procedimento seguro e trazendo confiança pro seu sorriso.
Veja como funciona o clareamento no vídeo abaixo:
No clareamento dental, não há uso de anestesia e a estrutura dentária é preservada, ou seja, não enfraquece os dentes.
O tempo de duração varia de acordo com o paciente, mas a média é de 2 a 3 sessões.
Quais são os tipos de clareamento?
A grande diferença entre o clareamento dental a laser/consultório e o convencional, conhecido como caseiro, está na duração do tratamento.
O clareamento de consultório traz um efeito de forma mais rápida, podendo chegar até 3 sessões dependendo do grau de saturação de cada dente. Já o clareamento caseiro supervisionado, é realizado através de uma moldeira de silicone personalizada com o gel clareador indicado pelo profissional dentista que atinge o resultado conforme utilizado corretamente.
Por que optar por fazer o clareamento dental a laser ou consultório?
Já mencionamos aqui a eficácia e a rapidez do clareamento a laser ou de consultório em comparação ao convencional, visto que o resultado aparece já na primeira sessão.
Para ficar mais fácil: imagine que, enquanto o método de consultório demora cerca de 1 hora e é finalizado após 3 aplicações, a técnica caseira se estende de 2 a 3 semanas.
Os dois tipos de clareamento trazem o resultado esperado, o que vai definir qual seria o melhor indicado no seu caso variam conforme seu estilo de vida, disciplina e tempo disponível. Visto que o caseiro supervisionado depende exclusivamente da cooperação do paciente para utilizá-lo durante o tempo que foi estimado.
Confira abaixo outros motivos para você optar pelo clareamento dental a laser /consultório e ter aquele sorriso que você sempre sonhou:
Em um protocolo ideal, hoje em dia é feito uma combinação desses dois procedimentos, clareamento de consultório atrelado ao clareamento caseiro supervisionado como uma forma de manutenção, mantendo seus dentes sempre brancos conforme o uso correto.
Aplicação do profissional
O clareamento dental a laser é feito pelo dentista. Assim, ele reduz os riscos e coloca a estética da sua boca nas mãos de alguém experiente e confiável.
Clareamento dental e seus mitos
Como se tornou um assunto extremamente comentado, diferentes formas de publicidade e marketing tentam abraçar esse público que deseja um sorriso mais claro. E assim então surgem alguns mitos que envolvem o assunto, mas não se preocupe que iremos desmistificá-los agora.
Com certeza você já deve ter ouvido falar em clareamento a laser. Um termo que chama a atenção de muitos pacientes, porém novos estudos e pesquisas científicas mostram que o laser não tem eficácia comprovada em acelerar o processo de clareamento dos dentes, se transformando num termo que caiu em desuso entre profissionais atualizados.
Além disso, alguns produtos estão sendo vendidos prometendo entregar dentes brancos, utilizando também alguns influenciadores digitais para propagar seu uso. É preciso ter muito cuidado com essas substâncias, que por serem extremamente abrasivas, causam danos aos tecidos dentais irreversíveis.
Clareamento a laser funciona ou não?
Clareamento a laser funciona? Nesse post, você vai descobrir que o que funciona é o gel aplicado sobre o dente, e que “laser” só é utilizado para polimerização, endurecimento, do que o profissional dentista utiliza para proteção gengival para realizar seu isolamento, sendo possível chegar na condição de dentes mais brancos sim e de forma segura.
Clareamento a laser estraga os dentes?
Como já vimos nesse post, o clareamento a laser é popularmente conhecido pelo clareamento de consultório, onde esse não estraga os dentes e nem causa nenhum dano irreversível aos tecidos dentais.
Carvão ativado funciona?
Um mito perigoso! O carvão ativado utilizado para clarear os dentes, assim como seus produtos e derivados causam danos aos tecidos dentais. Logo, se o que você precisa é de um sorriso branco e saudável, a melhor opção é procurar um profissional dentista habilitado para isso.
Clareamento dental causa sensibilidade?
O clareamento dental pode ser feito de forma segura quando respeitado o protocolo de dessensibilização indicado pelo profissional dentista. Sendo assim, com a possibilidade de um sorriso desejado e se preocupar.
Quantas sessões de clareamento são necessárias?
É necessária avaliação com o profissional dentista, podendo chegar até 4 sessões no clareamento de consultório ou conforme programado para o clareamento caseiro supervisionado, podendo variar conforme a necessidade do caso. Com protocolo combinado entre clareamento de consultório junto ao clareamento caseiro supervisionado é possível atingir o sorriso branco de forma mais rápida e duradoura.
O clareamento em relação a sensibilidade dentinária
Por conta da utilização de química, durante o tratamento, a região da boca e dentes podem ficar mais sensíveis. No caso do clareamento do consultório é necessária proteção gengival como uma barreira para impedir que o gel cause danos ao tecido.
Para pacientes que possuem sensibilidade nos dentes, é recomendado um protocolo de dessensibilização prévia para que esse incômodo não se intensifique. É recomendado ainda a utilização de dentifrício que auxilia na sensibilidade dentária duas semanas antes da execução do clareamento e duas semanas após.
Além disso, é feita a avaliação com o profissional para chegar a resolução da porcentagem do gel clareador mais indicada para seu caso.
Depois de ler esse post, ter todos os mitos e verdades explicadas, você já percebeu: ter o sorriso mais branco é possível de forma saudável com um profissional dentista que entende do assunto.
Sobre o Dr. Rowan Vilar
O Dr. Vilar é um dentista especialista em ortodontia, estética e implantes. Possuímos consultórios no Rio de Janeiro nos bairros Leblon, Tijuca e Barra da Tijuca.
Se você ficou interessado em fazer um clareamento dental a laser, agende agora mesmo uma consulta de avaliação. Ou, se preferir, fale com a gente pelo Whatsapp.
Continue acompanhando o blog do Dr. Rowan Vilar para mais dicas de tratamentos e cuidados com a saúde bucal.