O que é gengivoplastia, como funciona, qual o preço? Essas dúvidas são comuns para quem está pensando em passar pelo procedimento de correção de gengiva.
O resultado da gengivoplastia em um rosto e, principalmente, em um sorriso é surpreendente. Por isso, muitas pessoas pensam que a cirurgia de redução de gengiva possui um custo elevado, além de ser um procedimento complicado.
Mas não é nada disso.
Neste post vamos te mostrar como funciona a cirurgia, qual é o preço, procedimentos pós-operatórios, enfim, tudo sobre a gengivoplastia. Confira!
Para que serve a Gengivoplastia?
Utilizada para corrigir e modificar o formato das gengivas, a gengivoplastia é uma técnica que tem objetivos tanto estéticos quanto funcionais.
Esse tem sido um procedimento muito procurado por aqueles que têm o sorriso gengival. Uma característica que vem desde o nascimento, mas que pode aumentar ou persistir caso a gengiva hipertrofie (cresça) devido a uma inflamação (gengivite), por algum uso de medicamento ou questões genéticas.
A saber, são objetivos da cirurgia gengival:
- alinhar e nivelar gengivas sem harmonia;
- eliminar ou atenuar o sorriso gengival;
- modificar a arquitetura tecidual;
- Dar acesso para a recuperação de dentes com fraturas dentárias e cáries subgengivais;
- remover gengivas crescidas durante tratamento com aparelho ortodôntico;
- facilitar a higienização dos dentes (remoção de placa bacteriana).
O passo-a-passo da Gengivoplastia
Entre a consulta inicial e a remoção dos pontos de sutura, três consultas já são suficientes para reconstruir um sorriso ainda mais marcante e natural.
O processo é feito a partir da retirada do excesso de tecido gengival e por meio da reconstrução do contorno desse tecido em volta dos dentes.
Estamos falando de uma cirurgia que não é agressiva e que não causa dor ou inchaço. Por isso, o paciente não precisa de internação, podendo voltar para a sua rotina no dia seguinte.
Fiz um vídeo incrível e super detalhado sobre esse tipo de cirurgia. Dê uma olhada abaixo:
O pós-operatório da gengivoplastia
O pós-operatório da gengivoplastia é considerado simples. Dor não é comum e sensibilidade pode estar presentes apenas nos primeiros dias, mas é facilmente controlada por medicação recomendada pelo profissional dentista. Mas alguns cuidados devem ser tomados, como:
- evitar fazer esforços físicos, exposição ao sol, fumar e ingerir bebidas alcoólicas nos primeiro sete dias;
- a alimentação precisa ser composta de alimentos leves, de consistência pastosa ou líquida, evitando comidas quentes ;
- usar a medicação recomendada para o pós-operatório;
- fazer a higiene bucal conforme indicação do dentista;
- ficar atento a possíveis inflamações e ao aparecimento de bolinha na gengiva.
Passados 10 dias, os pontos de sutura (imperceptíveis) são removidos, assim como quase todas as restrições de alimentação e de higienização dos dentes.
As contraindicações da Gengivoplastia
A principal restrição da cirurgia é para pacientes que têm problemas gengivais, como gengivite ou periodontite. Por conta da região estar inflamada, nenhuma cirurgia pode ser feita no local, já que ela pode agravar ainda mais o caso.
Outras contraindicações estão relacionadas a complicações bucais e algumas circunstâncias do paciente, como, por exemplo, quando há pouca profundidade do sulco gengival; dentes muito mal posicionados; hiperplasias inflamatórias unitárias; para pacientes em tratamento quimioterápico e grávidas.
Qual é o preço da gengivoplastia?
O valor ou preço médio da gengivoplastia depende, em grande parte, do tipo de alteração gengival, do método a considerar e da extensão da área a intervencionar.
O custo de uma gengivoplastia varia de acordo com o profissional escolhido e com a clínica em que será realizada. No entanto, de uma forma geral, o preço da gengivoplastia é acessível.
A variação de preço é muito grande de acordo com o número de dentes envolvidos, se será necessária osteoplastia (remoção de osso), espessura gengival, e grau da qualificação do profissional.
Para se ter ideia, em uma pesquisa de mercado, foram encontrados valores que variaram de R$ 300 a R$ 600 por dente. O mais importante é que você procure um profissional capacitado e com boas referências, pois os danos causados por uma cirurgia mal conduzida são irreversíveis.
O investimento no trabalho com um bom profissional pode ser mais alto, no entanto, vale a pena haja visto todo o benefício que irá trazer. Não tem nada melhor do que poder sorrir, com confiança e elevada autoestima.
Vale ressaltar que após realizarem o procedimento de gengivoplastia, a maior parte dos pacientes finalizam a etapa estética realizando as facetas em resina sobre os dentes para atingir o sorriso perfeito!
Sobre o Dr. Rowan Vilar
Ficou interessado na gengivoplastia? Agende uma consulta de avaliação para fazer um orçamento conosco. Ou, se preferir, fale com a gente pelo Whatsapp.
O Dr. Vilar é um dentista especialista em ortodontia, estética dental e implantes. Possuímos consultórios no Rio de Janeiro nos bairros Ipanema e Barra da Tijuca.
Continue acompanhando o blog do Dr. Rowan Vilar para mais dicas de tratamentos e cuidados com a saúde bucal.