Aparelho ortodôntico autoligado

O aparelho ortodôntico autoligado é um poderoso aliado dos ortodontistas nos tratamentos odontológicos, mas que ainda levanta muitas dúvidas nos pacientes. Isso se deve principalmente à má fama que os aparelhos convencionais possuem, mas que não devem ser estendidas aos autoligados.

Para que você entenda melhor o que é o aparelho ortodôntico autoligado, quanto ele custa, as indicações e principais vantagens e desvantagens nós criamos este artigo. Portanto, fique com a gente e tire todas as suas dúvidas.

O que é o aparelho ortodôntico autoligado?

Antes de mais nada, é imprescindível esclarecer exatamente o que é o aparelho ortodôntico autoligado e quais as diferenças em relação ao aparelho convencional. Para quem é leigo pode não ficar muito claro apenas olhando os dois, mas um pequeno detalhe faz toda a diferença.

No aparelho convencional há a famosa “borrachinha” que tem a função de fazer com que o fio fique no lugar correto e ainda promover o atrito que é necessário para que seja possível movimentar os dentes durante o tratamento. 

Já o aparelho autoligado não tem essas borrachinhas, e o fio é preso de uma forma diferente, em um tipo de “porta”. Esta pequena mudança trouxe muitas vantagens para este tipo de aparelho. A seguir vamos falar mais delas.

Quais as indicações de uso deste tipo de aparelho?

Falando assim, parece que é mais vantajoso utilizar o aparelho ortodôntico autoligado ao invés do convencional. Mas será que ele tem a mesma indicação do que o convencional?

Que os aparelhos autoligados possuem um melhor desempenho isso é um fato, principalmente quando o tratamento está em fase de nivelamento e alinhamento dos dentes. Isso porque ele possibilita que esta movimentação pode ser feita de forma mais rápida e com uma maior amplitude.

Dito isso, os problemas relacionados a dentes que estejam desalinhados, paciente que possuem mordidas cruzadas ou mesmo para dentes que já nascem fora do lugar podem ser facilmente tratados com o aparelho ortodôntico autoligado.

Entretanto, é essencial ressaltar que o tipo de tratamento que será utilizado deve ser avaliado por um profissional capacitado, e cada caso precisa ser avaliado individualmente. Portanto, siga as orientações do seu ortodontista.

Por quanto tempo vou precisar usar o aparelho?

Uma das coisas que mais assustam os pacientes, e que podem desmotivar o tratamento com aparelhos ortodônticos é o tempo ele pode durar. 

Antes de contar como o aparelho autoligado funciona, é importante dizer que o tempo de duração do tratamento está diretamente ligado a duas coisas: primeiramente aos hábitos do paciente, e claro, ao nível de oclusão que o paciente apresenta. A seguir vamos falar mais a respeito de cuidados básicos de higienização que você deverá ter com o seu aparelho autoligado. 

Dito isso, uma das grandes vantagens de se utilizar os aparelhos ortodônticos autoligados é justamente o tempo que leva para finalizar o tratamento. Algumas pesquisas mostram que com eles a redução da duração do tratamento pode ser reduzida em até 24%. Ou seja, se o seu tratamento fosse demorar 5 anos, agora ele irá durar um pouco menos do que 4 anos. E para quem usa aparelhos, sabe a diferença que isso pode fazer.

Esta redução no tempo de tratamento é possível graças a uma característica que este tipo de aparelho apresenta, que é a constante tensão aplicada aos dentes e à arcada dentária, fazendo com que eles possam ser movimentados mais rapidamente.

Quais as vantagens do aparelho ortodôntico autoligado?

Mais discreto durante o tratamento

Muitas pessoas acabam fugindo do tratamento não pela dor ou desconforto que eles podem proporcionar, mas por causa da aparência. É preciso admitir que os aparelhos convencionais não são nada discretos. 

Já com o aparelho ortodôntico autoligado, devido à ausência das borrachinhas coloridas e ligaduras, e barquetes menores ele acaba sendo mais discreto. Além disso, eles também podem ser produzidos com diferentes tipos de materiais, alguns deles transparentes. Devido a estas características, este tipo de aparelho é bem mais discreto, sendo muito indicado e procurado por adultos.

Resultados melhores em menor tempo

Outra vantagem do aparelho ortodôntico autoligado é que o atrito que ocorre com os dentes é bem menor. Claro que o tempo de tratamento variam de acordo com o paciente, e não devem ser generalizados, mas com este aparelho, geralmente o tempo é reduzido consideravelmente.

Permite fácil higienização

Quem utiliza aparelho fixo convencional sabe que os cuidados necessários para a higiene bucal devem ser redobrados. Isso porque as peças facilitam o acúmulo de alimentos. Com os autoligados, devido à ausência das ligaduras, o acúmulo é menor, e, portanto, a higiene também é mais fácil. O que consequentemente também diminuem os problemas como cáries e nas gengivas. 

Menor necessidade de extração dos dentes

Utilizando o aparelho autoligado é possível expandir a arcada dentária mais facilmente do que no aparelho convencional. Isso significa que as chances de você ter que extrair alguns dentes durante o tratamento são reduzidas.

Vale ressaltar que essa avaliação deve ser feita pelo dentista e deve ser analisada caso-a-caso. Ou seja, para alguns pacientes podem ainda haver a necessidade de remoção do dente para que o tratamento tenha sucesso.

E as desvantagens?

Muitos profissionais apontam apenas pontos positivos no tratamento com o aparelho ortodôntico autoligado, mas e existem desvantagens? Parece que não!

Isso porque, o aparelho foi criado de forma a diminuir a dor que o paciente sente, o tempo de tratamento, e facilidade na higienização. Os problemas surgem caso o profissional não tenha familiaridade com o aparelho ou mesmo ele não saiba utilizá-lo corretamente. Por isso é extremamente importante encontrar um profissional qualificado para a realização do seu tratamento.

Qual o preço do aparelho autoligado?

Com tantas vantagens assim, com certeza você deve estar curioso(a) se o aparelho ortodôntico autoligado terá o mesmo valor que o convencional. E a resposta para esta dúvida é que depende.

É fundamental esclarecer que o custo vai depender da marca e do material que será feito o aparelho (transparente, metálico ou cerâmica). O que faz com que, em um primeiro momento o sistema autoligado pareça ser mais caro.

Mas, é preciso incluir nessa conta o fato de que, como ele é mais resistente, portanto, as chances de quebrar são menores. Isso consequentemente exigirá um menor número de visitas ao seu dentista. Além disso, o tratamento dura menos tempo.

Portanto, para concluir, ao concluir o tratamento, o valor dos dois métodos será bastante parecido.

Cuide adequadamente do seu aparelho

O cuidado com a saúde bucal para quem usa aparelho fixo deve ser uma das prioridades no dia-a-dia. Isso porque alguns cuidados são essenciais para manter os dentes, boca e gengiva saudáveis durante todo o tratamento.

É essencial que o paciente utilize o fio dental sempre e que os dentes sejam escovados logo após as refeições. Principalmente porque pode ocorrer o acúmulo de alimentos e bactérias ao redor do aparelho, independentemente de ser convencional ou autoligado.

Vale ressaltar que a higiene bucal é importante não apenas para manter a sua boca saudável, mas também para garantir um tratamento mais rápido. Lembre-se que os seus dentes serão movimentados, e para isso eles precisam deslizar entre os braquetes e os fios, e isso deve ser feito com o menor atrito possível. Quando a placa começa a se formar, essa movimentação fica mais difícil.

O bom é que, conforme mencionamos, a higienização bucal para os pacientes que optarem pelo aparelho ortodôntico autoligado é bem mais fácil do que aqueles que ainda utilizam o modelo convencional.

É sempre bom lembrar que as visitas regulares aos dentistas e ortodontistas são fundamentais e servem para manter a saúde bucal em dia, prevenir cáries e para realizar o diagnóstico precoce de possíveis doenças. A prevenção é a melhor forma de evitar grandes problemas futuros.

Conheça mais tratamentos ortodônticos que o Dr. Rowan realiza:

Ortodontia acelerada;

Aparelhos estéticos;

Ortodontia preventiva;

Aparelho invisível nacional;

Invisalign

Não espere. Agende já a sua consulta e cuide de sua saúde bucal!

COMENTÁRIOS

Dúvidas? Fale Conosco