Dor ao beber gelado ou algo muito quente é que te traz incômodo? Tem nervoso só de imaginar tomando algo com bastante gelo? Comer algo doce ou azedo demais te traz dor?
Confira tudo sobre esse problema e sua formas de tratar.
Sensibilidade dentária e clareamento
Uma dúvida constante é da relação da sensibilidade nos dentes com o clareamento. O clareamento não causa sensibilidade se for seguido seu protocolo por um cirurgião dentista.
O que é preciso fazer antes de realizar o clareamento é a saúde bucal por completo, inclusive a análise clínica de uma possível causa para sensibilidade prévia.
O que é sensibilidade nos dentes?
Os dentes são órgãos vivos, logo possuem terminações nervosas. A sensibilidade nos dentes surge a partir da exposição dessas, devido à perda do esmalte, à retração gengival e a doença cárie. Por isso, é necessário exame junto ao dentista para avaliar a possível causa da dor.
Opções de tratamento para sensibilidade
A opção de tratamento para seu caso vai depender do fator que o causou.
Se for dor de sensibilidade por cárie, dependendo da profundidade será também feito um protocolo. Podendo ser realizada uma restauração em resina ou uma obturação (canal) se já tiver atingido a polpa do dente.
Podendo ainda ser por alguma força excessiva de mastigação ou escovação, causando retração gengival e sensibilidade dentária.
Existem diversos tratamentos para combater a sensibilidade, procure junto ao seu dentista o melhor que funcione para seu caso.
Fatores que causam sensibilidade dentária
Má higiene bucal: a má higiene bucal causa macha branca nos dentes, podendo progredir para cáries em cavitações. Levando assim a uma perda de esmalte e exposição da dentina onde se encontram as fibras nervosas, podendo se estender a polpa dentária.
Força excessiva na escovação: A escovação com força excessiva não leva um resultado melhor, muito pelo contrário. A escovação tem que ser de forma suave e frequente. Quando realizada com muita força, a gengiva sofre com esse dano, retraindo-se e expondo terminações nervosas.
Dieta muito ácida: Ao possuir uma dieta com teor elevado de ácidos e açúcar, é possível causar danos a estrutura dentária, levando a corrosão de esmalte por quedas bruscas de pH.
Bruxismo: Habito parafuncional de apertar ou ranger os dentes pode levar a diminuição de tecido dental por conta do atrito e expondo a camada de dentina, causando dor.
Pasta dentifrícia abrasiva: o uso constante de pastas de dentes que prometem o efeito clareador, são extremamente abrasivas. Causam desgastes no esmaltes levando a sensibilidade.
Restaurações dentárias fraturadas, mal executadas ou com infiltrações: Restaurações que são consideradas insatisfatórias podem ter relação com a dor de dente.
Maloclusão (oclusão dentária incorreta): Um contato indevido ou prematuro, uma mordida incorreta é um dos fatores de sensibilidade dentária. Está ligada a todo um sistema que compreende a mastigação.
Quais elementos podem causar sensibilidade nos dentes?
Refrigerante
Doces em geral
Ketchup
Frutas e sucos ácidos
Como prevenir a sensibilidade?
Para possível prevenção, é necessária visita periódica ao dentista de seis em seis meses, atrelado a uma dieta saudável e escovação suave com cerdas macias e flexíveis.